Grandes fabricantes de PC estão vendendo menos. Mas isso significa que os PCs estão morrendo?
As gigantes fabricantes de PCs HP, Dell e Acer mostraram nesta quarta-feira (18) números que apontam queda na venda de computadores pessoais. No caso da HP, as vendas de desktop foram 23% menores no último trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. A Dell informou uma queda de 7% no mesmo período e a Acer vendeu menos 16%. Enquanto isso, estima-se que até o fim de 2011 serão vendidos 70 milhões de tablets, com o iPad à frente.
Se o número demonstra que os consumidores de tecnologia estão se voltando para os pequenos aparelhos, não significa necessariamente que o mercado de desktops e notebooks está morto, ou que as pessoas estão simplesmente optando por comprar um tablet ao invés de seu parente mais velho, como aponta reportagem do site CNET.
O site cita uma pesquisa que aponta o seguinte: 44% das pessoas que compraram um tablet já havia adquirido um PC no ano passado. E outros 28% dos que compraram o portátil haviam comprado um PC nos últimos dois anos; ambos mais ou menos no período de lançamento da última versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7.
O fenômeno da queda nas vendas se explicaria, então, com o fato de que as pessoas que optaram por um tablet o fizeram porque estão comprando um segundo ou terceiro computador, e ainda estão satisfeitos com seus PCs comprados um ou dois anos atrás. É um passo lógico: se eu tenho um PC totalmente funcional em casa, mas preciso de outra máquina, por que não experimentar a tecnologia de computação mais recente, que inclusive me dá mais mobilidade?
Fonte: CNET
1 comentários:
Com PC ou com Tablet quero ver é o nosso povo incluído digitalmente... parabéns pelas postagens!
Postar um comentário